Manteiga ou Margarina… Qual e a Melhor Escolha?

margarinaA margarina foi criada no século XIX como uma  alternativa à manteiga por questão de preço, para aqueles que não podiam comprar a manteiga.

Com o passar tempo e alguns médicos defenderem a tese de que gordura saturada ( de origem animal ) seria prejudicial ao coração, a margarina ganhou muita força e passou a ser apreciada não só pelos menos favorecidos financeiramente, mas por grande parte da população como uma suposta “alternativa saudável” à manteiga.

Por muito tempo persistiu esse “mito”, mas ainda bem que de um tempo pra cá isso está mudando e as pessoas estão se conscientizando que se tratava de uma grande engodo!

Por tudo isso resolvi fazer a minha parte e dar um especial destaque a esse polêmico assunto aqui em meu blog através desse post.

Durante as compras, é bem possível que você tenha passado pelo freezer do mercado e tenha se perguntado: levo margarina ou manteiga? E, por não conhecer as diferenças entre os dois produtos, você acabou escolhendo qualquer um dele.

images

Primeiramente, saiba que, em excesso, as duas podem fazer mal à saúde, uma vez que a margarina é repleta de gordura trans e a manteiga é rica em gordura saturada e colesterol.  Portanto, independentemente de qual delas você goste mais, consuma-as com moderação.

margarina-x-manteigaUma dúvida que ainda existe é se a margarina é realmente melhor que manteiga por ser de origem vegetal.

Já se pensou que sim anteriormente e Com o tempo, a manteiga foi sendo deixada de lado, cedendo seu espaço na mesa do café da manhã para a margarina que, por sua vez, ganhou o rótulo de alimento saudável, deixando para a primeira o estigma de vilã.

Inclusive, na década de 50 muitos nutricionistas acreditavam que a margarina, além de mais saudável que a manteiga, possuía um grande valor nutricional.. pode?

Coisas da Ciência…  ainda bem que evoluiu através de pesquisas e o que era ótimo ontem, pode não ser amanhã. Veja os casos do ovo, do abacate e do próprio coco: antigamente condenados, hoje queridíssimos da nossa saúde.

Em alguns países como a Suíça por exemplo o retorno a esquecida manteiga já foi anunciado a muito tempo. desde 2008.

Margarinas e manteigas se diferem em muitos aspectos, a começar pela aparência, a manteiga é mais amarelada do que a margarina. Mas a diferença que quero destacar neste contexto não é possível de ser visualizada a olho nu…

Muito Bom Esse Vídeo – Explicação:

Ambas têm a mesma quantidade de calorias.

A Manteiga:

Em resumo, a manteiga é de origem animal e feita da nata de leite batida. Ponto final.

Tem um pouco mais de gorduras saturadas – 8 gramas contra 5 gramas.

Comer manteiga aumenta a absorção de muitos nutrientes presentes noutros alimentos. 

Contém ácido burítico (bom para a saúde metabólica e intestinal, além de prevenir o câncer), vitamina A (antioxidante e facilitadora da digestão das proteínas) e ainda ajuda a prevenir a artrite e osteoporose, além de doenças na tiroide e outras.

A manteiga traz mais benefícios nutricionais, enquanto o pouco que a margarina traz lhe foi adicionado! 

A manteiga é muito mais saborosa que a margarina e pode melhorar o sabor de outros alimentos.

A manteiga existe há séculos e a margarina há menos de 100 anos. 

A Margarina:

ctenção com gordura transDe origem vegetal, a margarina é resultado de um processo chamado hidrogenação. Nele, as moléculas de hidrogênio são incorporadas às de gordura de maneira artificial, em altas temperaturas. É o calor que transforma a gordura insaturada em parcialmente saturada. Também durante a hidrogenação, as moléculas de gordura viram gordura trans e saturadas. Percebe a diferença?

  • Comer margarina pode aumentar em 53% a incidência de doenças cardíacas em mulheres, quando consumida na mesma quantidade que manteiga, segundo um estudo recente da universidade de Harvard
  • Tem teor altíssimo de ácidos graxos tipo trans .
  • Triplica o risco de doenças coronárias.
  • Aumenta o nível de colesterol total e o de LDL (o “mau” colesterol). Reduz o nível de colesterol HDL (o “bom” colesterol).
  • Aumenta em cinco vezes o risco de cancro.
  • Reduz a qualidade do leite materno …
  • Deprime a resposta imunológica…
  • Reduz a reação insulínica.

O Que é Margarina? Veja o Vídeo:

VEJA QUE INFORNAÇÕES INTERESSANTES! 

A diferença entre o plástico e a margarina é de apenas UMA MOLÉCULA… Basta isso para evitar por toda a vida a margarina e tudo o que for hidrogenado (isto significa que acrescentaram hidrogênio, mudando a estrutura molecular da substância).

Você pode experimentar por si próprio. Compre uma embalagem de margarina e deixe-a aberta na sua garagem ou algum lugar sombreado. 

Em poucos dias você vai notar duas coisas: nenhuma mosca (nem aquelas terríveis mosquinhas das frutas) vai chegar perto dela (isso deveria lhe dizer alguma coisa) …Não vai apodrecer nem ficar com cheiro esquisito.. 

Como não tem nenhum valor nutritivo, nada crescerá nela, nem mesmo aqueles microrganismos minúsculos encontrarão ali um lar para viver. Por quê? Porque é quase plástico. 

Você derreteria os seus potes de plástico para passar no pão?

gato e rato

Enfim, diante de tanta informação eu preferiria a manteiga sem dúvida ( mas, com moderação ) e você tire suas próprias conclusões. Mas, se a ideia é ser supersaudável, use o óleo de oliva, requeijão light, ricota light e creme de ricota light. “A versão light está com pouca gordura saturada, então pode ser uma alternativa à manteiga e margarina”.

A boa notícia é que podemos também contar com a tecnologia pra cuidarmos de nossa saúde, afinal estamos no século XXI não é mesmo?

Existe um MÉTODO NATURAL Inovador e que é pra todos com resultados surpreendentes e comprovados para Saúde…. se lhe interessar conhecer >>> CLIQUE AQUI <<< ou na imagem abaixo:

logomarca como ganhar saúde

PS.: Se você ainda não faz parte de minha lista de contatos, insira seu melhor email em um dos formulários que estão em vários locais desse blog, inclusive abaixo desse artigo, ou CLIQUE AQUI e receba minhas atualizações, dicas e informações periodicamente, assim que forem postadas!

Sempre Preocupado Com a Sua Saúde e Bem Estar!

MEU ROSTO    minha assinatura azul1

Marco Adrião / Consultor de Saúde

PSS.: Gostaria de frizar que não sou UM PROFISSIONAL NA ÁREA DE SAÚDE, sou sim um estudioso do assunto e seguidor obstinado de vários especialistas renomados e reconhecidos. As informações contidas nesse artigo são de cunho informativo e com o objetivo de compartihar experiências e conteúdo que, apesar de escrever com minhas palavras, tem embazamento pois são provenientes de vídeos, livros e posts que vejo de profissionais.

PSSS.: Gostou? Deixe seu comentário, suas dúvidas, opinião, experiência no formulário abaixo para ajudar a enriquecer esse blog e levar a informação preciosa ao maior número de pessoas. ah!! Poderia também Clicar em “CURTIR” , “TWEETAR” e “COMPARTILAR”? e ajude a muitos, inclusive seus amigos e a quem ama. obrigado!

Gostou do Artigo? Então Compartilhe com os Amigos!

Olá, Aqui é Marco Adrião - Receba Minhas Dicas Periodicamente e Um PRESENTE!

Deixe uma resposta