Glúten é Um Veneno Pra Saúde… Cuidado!

Ainda bem que atualmente as pessoas estão despertando o interesse para os efeitos maléficios do glúten…

Mas, a desinformação ainda é muito grande!

Por isso resolvi fazer esse artigo especialmente sobre o glúten, o “veneno” transvestido de “alimento amigo” e o pior, querido e apreciado por muitos!

Confesso que eu mesmo até bem pouco tempo pensava que o glúten só era prejudicial às pessoas que possuem a Doença Celíaca e acredito que a imensa maioria da população também pensa assim.

A pessoa que me “abriu os olhos” e me informou sobre o estrago que o glúten faz no organismo não só de quem tem a doença celíaca, mas também a todos nós que somos normais, foi a minha namorada e me sinto na obrigação de assim como encontrei alguém pra me alertar, a fazer o mesmo ao máximo de pessoas possível, e nada melhor que a internet.

gluten - mitos e verdades

Afinal de Contas, o Que é o Glúten?

O glúten é um composto de proteínas encontrado na farinha de trigo, na aveia, no centeio, na cevada e no malte. “Essas proteínas são chamadas prolamina e glutelina e elas aparecem combinadas com o amido no alimento. O glúten é responsável pela elasticidade das massas e é o que faz o pão crescer

“Os alimentos mais ricos em glúten são aqueles derivados e fabricados com trigo, aveia, cevada, centeio e malte, como bolos, pães, biscoitos, macarrão, tortas, cerveja, whisky, pizzas, molhos, temperos”.

Ao diminuir o consumo desses alimentos, naturalmente se tira algumas muitas calorias a mais do cardápio.

Enquanto isso, no grupo dos alimentos que não possuem glúten estão a tapioca, biscoito de polvilho, macarrão de arroz, pipoca, frutas, vegetais, legumes, carnes, ovo, arroz, feijão, amaranto, quinoa, fubá, mandioca, milho, linhaça, trigo sarraceno, cacau e creme de arroz.

“Existe produto de uma determinada marca que contém glúten na composição, e o de outra marca não. Um exemplo é o molho shoyo, usado na culinária japonesa.

 Vale ressaltar que produtos integrais contêm glúten. É lei que todos os alimentos comercializados tragam em seus rótulos sua composição, se contém ou não glúten”. É importante ler os rótulos.

Vídeo até “Meio Chato” rsrsrs… Mas Tem Muita Informação!

Quais os Efeitos Negativos Imediatos do Glúten?

Nos indivíduos afetados, a ingestão de glúten causa danos às vilosidades intestinais responsáveis pelo revestimento  e absorção de nutrientes no intestino delgado.

“Para os celíacos, quando o glúten chega ao intestino delgado, ocorre um processo inflamatório, levando à destruição das vilosidades (pequenas saliências) da parede do intestino. Esse problema pode apresentar vários sintomas severos, como diarreia, fraqueza, perda de peso em virtude da má absorção de nutrientes e anemia”.

O excesso alimentos ricos em glúten como pães, biscoitos, macarrão e bolos e até queijos embutidos, e também a cerveja é que o grande problema, ao chegar no intestino o glúten transforma-se em uma espécie de cola grudando nas paredes intestinais. Com o passar do tempo, provoca saturação do aparelho digestivo, aumento da gordura na região do abdome, dores articulares, alergias cutâneas e depressão. 

Em muitos casos, é responsável em parte por aquela: “indesejada barriguinha”.

  • Intolerância alimentar: o glúten é uma cola que adere as paredes intestinais e vai bloqueando o funcionamento do intestino. Os primeiros sintomas são intolerância alimentar, desconforto abdominal, gases e retenção de líquidos.
  • Obesidade: Com o metabolismo lento não se processa devidamente os alimentos tendo como consequência o acúmulo de gordura abdominal.
  • Baixa imunidade: afeta o sistema imunológico favorecendo doenças autoimunes.
  • Intoxicação e enxaqueca: o metabolismo estagnado dificulta a eliminação das toxinas elevando o risco de doenças como dores de cabeça e enxaquecas.
  • Açúcar: Como o glúten é aliado do açúcar, sequestrador do cálcio, aumentam os riscos de osteoporose, cáries, ranger de dentes, insônia, hipertensão e colesterol alto.

A Retirada do Glúten na Dieta, Pode Ajudar a Perder Peso?

Como aconteceu com o Diet  (criado para diabéticos), a dieta do glúten usada antes exclusivamente para celíacos, passou a ser usada de repente também por quem quer perder peso.

retiradad do gluten

Atualmente existem uma grande quantidade de  informações que são colocadas como verdade única e as pessoas tendem a segui-las sem o devido cuidado e acompanhamento, são os “modismos”.

De concreto mesmo que se sabe do efeito aliado do emagrecimento pela retirada ou diminuição do glúten é que a retirada do glúten da dieta melhora o metabolismo intestinal, pois o glúten é um proteína de difícil digestão. Forma a redução da produção de substância inflamatórias reduzindo edema e ativando o metabolismo“.

Na prática mesmo o acontece na verdade, é que a pessoa passa a excluir alguns alimentos da rotina e a fazer melhores escolhas. Por isso, emagrecem. É uma consequência.

carboidrato-paes-1600

 “Este processo de exclusão e seleção de alimentos a serem consumidos pode levar a melhora do padrão alimentar e melhora do bem estar, mas não por conta do glúten“. Intestino sem glúten produz serotonina e gera alegria!

Outra coisa é que se tem a sensação de “mais leve”, desinchado e é a perda do edema que dá aquela sensação de desinchaço e não a retirada do glúten.

“No caso de pessoas que possuem algum grau de intolerância, a retirada da dieta melhora a sensação de inchaço, como o aumento abdominal, por exemplo”

O que posso dizer, é que eu percebi em minha namorada uma melhora significativa, tanto na saúde dela, quanto na “estética” e eu, “estou no mesmo caminho”.  rsrs

Veja Nesse Vídeo – Uma Reportagem Sobre Dieta Gluten Para Emagrecer

A Parte Negativa da Dieta

Um fator Negativo à retirada total de glúten a dieta é o “EMPOBRECIMENTO DE FIBRAS” e, o funcionamento do intestino pode piorar  muito, equilíbrio… é a ordem! Cuidado com exageros e extremos!

paes, biscoitos e bolos integrais Tapiocaintetsino nao funciona

O problema é que pra substituir o glúten, se usa muito os amidos: tapioca, polvilho que não tem fibras e tendem a prender o intestino. É importante se consumir os alimentos integrais, mesmo contendo algum glúten, mas são ricos em fibras e as fibras são essenciais!  Outra saída, é aumentar a ingestão de frutas.

Conclusão – “Tentando Desmistificar” a Coisa!

Para finalizar é bom salientar que o glúten faz sim mal à saúde, mas se trata de uma proteína e o seu uso pelo organismo varia de pessoa a pessoa.

O grupo de que tem a doença celíaca e outros que não tem a doença mas desenvolveram algum tipo de intolerância (que na maioria das vezes nem percebemos), esses sim tem que  ter uma restrição drástica no consumo de glúten.

Agora, as pessoas sem a doença celíaca,  pessoas “não doentes” nem sempre sofrem as reações químicas que danificam o intestino. É bom fazer um teste por algum tempo e descobrir em que grupo você está, se for nesse ultimo, penso que só uma boa moderação já resolve e muito!

Nesse caso, o  problema em consumir alimentos que possuem glúten não está nessa proteína em si, mas sim nas outras características desses alimentos. As opções ricas em glúten são bastante energéticas.

Como a energia é armazenada no corpo em forma de gordura, o consumo exagerado desses alimentos pode levar ao aumento de peso,  obesidade e  posteriormente ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares crônicas.

O Assunto é polêmico e ainda deve ser motivo de muito estudo… sem dúvida!

Procurei fornecer a maior quantidade de informações para que você mesmo(a) tire as suas próprias conclusões e pense no que é melhor pra você!

Veja o Vídeo Abaixo que Gera Mais Polêmica Ainda…

Existe um MÉTODO NATURAL Inovador e que é pra todos com resultados surpreendentes e comprovados para Saúde…. se lhe interessar conhecer >>> CLIQUE AQUI <<< ou na imagem abaixo:

logomarca como ganhar saúde

PS.: Se você ainda não faz parte de minha lista de contatos, insira seu melhor email em um dos formulários que estão em vários locais desse blog, inclusive abaixo desse artigo, ou CLIQUE AQUI e receba minhas atualizações, dicas e informações periodicamente, assim que forem postadas!

Sempre Preocupado Com a Sua Saúde e Bem Estar!

MEU ROSTO    minha assinatura azul1

Marco Adrião / Consultor de Saúde

PSS.: Gostaria de frizar que não sou UM PROFISSIONAL NA ÁREA DE SAÚDE, sou sim um estudioso do assunto e seguidor obstinado de vários especialistas renomados e reconhecidos. As informações contidas nesse artigo são de cunho informativo e com o objetivo de compartihar experiências e conteúdo que, apesar de escrever com minhas palavras, tem embazamento pois são provenientes de vídeos, livros e posts que vejo de profissionais.

PSS.: Gostou? Deixe seu comentário, suas dúvidas, opinião, experiência no formulário abaixo para ajudar a enriquecer esse blog e levar a informação preciosa ao maior número de pessoas. ah!! Poderia também Clicar em “CURTIR” , “TWEETAR” e “COMPARTILAR”? e ajude a muitos, inclusive seus amigos e a quem ama. obrigado!

Gostou do Artigo? Então Compartilhe com os Amigos!

Olá, Aqui é Marco Adrião - Receba Minhas Dicas Periodicamente e Um PRESENTE!

Deixe uma resposta