Exercícios Físicos Podem Se Tornar Vilões Pra Saúde!

Estar com o corpo em forma é o desejo de muitas pessoas, principalmente para o Verão.

 

Exercicios físicos diversosSem títuloestilo-de-vida-saudavel

 

 

Nessa corrida frenética contra o tempo vale tudo, desde aderir a uma dieta equilibrada, entrar numa academia de ginástica, praticar atividade física em parques até contratar um personal trainer.

Mas, se por um lado praticar atividade física faz bem para a saúde, por outro, o exagero acaba colocando o próprio corpo em risco. 

Exercícios fazem bem à saúde. Exercícios demais fazem mal. Essa é a regra básica para quem pretende começar ou já pratica algum esporte.

O equilibro é fundamental em diversas situações do dia a dia, inclusive na prática de atividade física.

O excesso de exercícios pode transformar o que seria um hábito saudável em um grande risco para o corpo, não só para a musculatura, como também para o sistema cardiovascular.

Talvez você ache que não existe essa de “se exercitar demais”, mas existe. Como quase tudo na vida, exercício físico faz bem quando é na medida certa: nem mais, nem menos.

Quando a pessoa faz poucos exercícios, não obtêm da atividade os benefícios de saúde que deveria.

Esse é um caso bem conhecido na sociedade atual, na qual a obesidade se tornou uma epidemia, principalmente por conta de maus hábitos alimentares e falta de exercício físico.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS): Fazer pelo menos 150 minutos de exercício físico moderado por semana.

E é repetida à exaustão por profissionais de saúde, que tentam convencer o público da importância de ter uma vida ativa, especialmente na prevenção de doenças.

Vídeo Fala Sobre o Equlíbrio nos Exercícios:

Porém, existem evidências do aumento de mortes por problemas cardiovasculares entre aqueles que levam à orientação ao extremo e acabam se exercitando além do que o corpo pode aguentar.

O excesso de exercício físico faz mal à saúde porque ir além dos limites do corpo pode resultar em lesões, exaustão e fadiga muscular e, consequentemente, à interrupção da prática.

O excesso de exercício físico pode ser feito em busca de um corpo perfeito ou de melhores resultados em um esporte, mas o que muitos não sabem é que o excesso de exercício físico não ajuda a chegar mais rápido ao objetivo pretendido, e sim o contrário, causa lesões no sistema imune que impedem o corpo de atingir todo o seu potencial.

O limite da atividade realizada depende de fatores como a idade, o peso, gênero e até da alimentação diária, sendo o acompanhamento de um profissional indispensável.

Quanto mais idade um indivíduo tiver, menor deve ser a intensidade do treino, pois pessoas com mais idade tendem a ter maior probabilidade de problemas ósseos e nas articulações.

treino na cademia

exercicio aeróbicocorrer

Os limites do corpo não devem ser desrespeitados e o excesso de exercício físico exige mais esforço do que o corpo humano é capaz de oferecer, por isso, os exercícios físicos devem ser feitos com precaução e de acordo com as capacidades físicas de cada indivíduo.

E o pior é que não existe uma fórmula de treinamento padrão para nenhum esporte, pois a dinâmica de cada organismo é muito particular. Ela varia de acordo com cada um.

Em academias, por exemplo, as avaliações físicas devem ser realizadas pelo menos a cada seis meses.

Se a academia não oferecer este tipo de acompanhamento, ele pode ser feito com médicos especializados em medicina do esporte.

Possíveis Sintomas Pelo Excesso de Exercício Físico.

O desequilíbrio do organismo acontece quando a relação entre treino e recuperação está desproporcional.

A prática de qualquer esporte gera um desgaste no organismo, caracterizado por pequenas lesões, desidratação e até variações hormonais.

O excesso de exercício físico pode ser percebido através de alguns sintomas, como:

  • Tremores,
  • Movimentos Involuntários,
  • Cansaço Extremo,
  • Dores Musculares.

No caso desses sintomas a intensidade e frequência dos treinos deve ser reduzida e um médico deve ser consultado para diagnosticar possíveis lesões.

As consequências começam a aparecer também no dia a dia e o praticante pode começar a ficar mais irritado, com insônia e até com a imunidade mais baixa.

“Com a defesa mais baixa, ele começa a ter mais facilidade para pegar infecções.

 Outro problema é em relação ao sangue, que pode ficar mais grosso, o que pode levar a um infarto do miocárdio ou a um derrame cerebral, por exemplo. Além do risco de arritmia e até parada cardíaca”, 

Nas mulheres, treino intenso demais pode interferir na menstruação e na absorção de cálcio pelos ossos.

Vídeo Esclarece Sobre Compulsão Pelo Exercício Físico:

Outro Impacto negativo que o excesso de atividade física promove é o aumento dos radicais livres no organismo, e sabemos que os radicais livres são um dos, senão o maior responsável por doenças e principalmente o ENVELHECIMENTO PRECOCE…

…Conheço uma forma simples mas, comprovadamente eficiente para se combater os radicais livres, acidez e muitos outros em nosso organismo em favor da saúde e contra as doenças! 

A boa notícia é que podemos também contar com a tecnologia pra cuidarmos de nossa saúde, afinal estamos no século XXI não é mesmo?

Existe um MÉTODO NATURAL Inovador e que é pra todos com resultados surpreendentes e comprovados para Saúde…. se lhe interessar conhecer >>> CLIQUE AQUI <<< ou na imagem abaixo:

logomarca como ganhar saúde

PS.: Se você ainda não faz parte de minha lista de contatos, insira seu melhor email em um dos formulários que estão em vários locais desse blog, inclusive abaixo desse artigo, ou CLIQUE AQUI e receba minhas atualizações, dicas e informações periodicamente, assim que forem postadas!

Sempre Preocupado Com a Sua Saúde e Bem Estar!

MEU ROSTO    minha assinatura azul1

Marco Adrião / Consultor de Saúde

PSS.: Gostaria de frizar que não sou UM PROFISSIONAL NA ÁREA DE SAÚDE, sou sim um estudioso do assunto e seguidor obstinado de vários especialistas renomados e reconhecidos. As informações contidas nesse artigo são de cunho informativo e com o objetivo de compartihar experiências e conteúdo que, apesar de escrever com minhas palavras, tem embazamento pois são provenientes de vídeos, livros e posts que vejo de profissionais.

PSSS.: Gostou? Deixe seu comentário, suas dúvidas, opinião, experiência no formulário abaixo para ajudar a enriquecer esse blog e levar a informação preciosa ao maior número de pessoas. ah!! Poderia também Clicar em “CURTIR” , “TWEETAR” e “COMPARTILAR”? e ajude a muitos, inclusive seus amigos e a quem ama. obrigado!

Gostou do Artigo? Então Compartilhe com os Amigos!

Olá, Aqui é Marco Adrião - Receba Minhas Dicas Periodicamente e Um PRESENTE!

Deixe uma resposta