Como Ter Boa Saúde, Ser Saudável e Evitar Doenças.

Todos nós queremos  ter boa saúde sempre não é verdade? Mas, na prática a grande maioria se descuida dela!

Convido a todos a refletirem comigo: “Se não tivermos tempo pra cuidarmos da saúde, certamentamente teremos que forçadamente arranjar tempo pra cuidar da doença”

Pois é… É realmente uma grande controvérsia, chega a ser ilário o pensamento coletivo e a verdade é que com a vida moderna a maioria esmagadora da população reclama de falta de tempo pra fazer o que é preciso pra ser saudável.

Eu acrescentaria a tudo isso também uma grande dose de desconhecimento, ignorância, informações desconexas e por ai vai… então, o objetivo desse artigo é compartilhar informações e tentar contribuir para que todos tenham uma vida melhor e viver bem até os seus últimos dias!    

qualidade de vidacasal sorrindocuide de sua familia - mensagem

O que é Saúde?

A esta pergunta muita gente é capaz de responder: – “è a pessoa não ter doença”…

… A maioria pensa assim, mas na verdade, ter saúde não é apenas não ter doença!

Saúde – Segundo a OMS ( Organização Mundial de Saúde ):

Saúde: “é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou deformidades”.

O Homem é visto como um todo, no seu aspeto mental, físico, econômico, espiritual, social…

“Não se trata de acrescentar anos à vida, mas sim de dar vida aos anos.”   John Kennedy

A saúde física diz respeito à condição geral do corpo em relação a doenças e ao vigor físico.

A pessoa saudável é aquela que não tem doenças e cujo metabolismo se encontra em bom funcionamento.

Existem alguns fatores que influenciam a saúde de um indivíduo, como uma infância saudável, status social, gênero, cultura, educação, genética, como também os ambientes que freqüenta e as condições de seu trabalho.

As necessidades mais importantes do corpo são: sol, água, alimentos, exercícios, repouso e higiene.

 

o que fazer para saude

 estilo de vida

A saúde física enfraquece quando algumas dessas necessidades não são atendidas.

O Estilo de Vida é uma peça fundamental para se ter uma boa saúde, aliado outros fatores e atitudes corretas.

 

Assista a Esse Interessante Vídeo Para Nossa Reflexão!

Outra peça indispensável à boa saúde é a alimentação e por isso selecionei esse vídeo:t

Vídeo – Os 10 Melhores Alimentos Naturais

Por que Adoecemos? O Que Fazer?

Sem dúvida alguma mais de uma vez nos perguntamos sobre isso.

Por que uma pessoa adoece e a outra não ?

Podemos pensar por acaso que os vírus, bactérias, etc. descriminam ? 

Atuam de acordo a causalidade ?

Se reduz tudo a uma predisposição fisiológica ? 

Os questionamentos dos porquês de nossas enfermidades não manifesta apenas curiosidade, mas é uma preocupação de médicos e pacientes para responder, podemos até justificar pela lei da causalidade, podendo ser um determinismo genético ou aceitar a aleatória eleição dos germens.

Mais de uma vez, seguramente procuramos o médico porque não nos sentimos bem e muitas vezes ele também não consegue localizar os nossos mal-estares.

 

É claro que todos nos nascemos com um grande número de “defeitos de fabricação”, que ao longo da vida manifestar-se-ão mais cedo ou mais tarde, sempre dependendo dos fatores que quebrarão a harmonia do individuo.

A cada dia os diversos meios de comunicação noticiam avanços na medicina e na farmacologia, novos equipamentos médicos, cirurgias inovadoras, tratamentos ditos revolucionários e novas drogas.

Estas notícias, é claro, são bem vindas e elevam a esperança de cura nas pessoas.

Mas, muitas dúvidas nos inquietam.

Porque apesar de tantos avanços, aumenta cada vez mais o número de doentes e o que é pior, cada vez mais, bactérias e vírus tornam-se cada vez mais resistentes?

O assunto é polêmico e envolve cifras de trilhões de dólares em todo o mundo.

 

 O Podemos Que Fazer? – A Nossa Parte!

Como diz o Preparador físico Nuno Cobra ( treinou o Ayrton Senna ), estamos cuidando da doença e pensamos que cuidamos da saúde, somos viciados em remédios, muito preguiçosos e mal acostumados. Segundo o Nuno Cobra os postos de saúde deveriam se chamar: “Posto de Doença”, assim como o Ministério da Sadúe: ” Ministério da Doença”, pois é de doença que tratam.

Cuidar da saúde é outra coisa, é PREVENÇÃO! E isso, nós podemos fazer… Aliás, é o que podemos e é o nosso DEVER FAZER!

Aqui Algumas Dicas Pra lhe Ajudar:

Casal comendo bem1 – Comer melhor. O cuidado com o que vai no seu prato é um dos pontos centrais para alcançar uma maior qualidade de vida.

O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer. Em contrapartida, é fácil incluir no cardápio alimentos heróis da resistência e da longevidade.

bebê dormindo bem

2 – Durma bem. Repor as energias do dia com uma boa noite de sono é mais do que importante, é essencial!

Um estudo da AmericanAcademy of Sleep comprovou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. Para os pesquisadores, o ideal são pelo menos 7 horas e meia de sono por dia.

caminhada3 – Mexa-se. Os benefícios da atividade física para a saúde do organismo somam uma lista extensa.

Dizer não ao sedentarismo significa afastar de perto doenças como a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, além de dar mais disposição e energia. Para colher todos esses benefícios, basta andar.

mulher c dor na coluna4 – Levante-se da cadeira. A Sociedade Americana de Câncer descobriu que não é apenas a falta de atividade física que pode encurtar a vida, mas também a grande quantidade de tempo gasto sentado.

Tudo porque quando ficamos freqüentemente sentados e por muito tempo o nosso metabolismo se altera e influencia em fatores como colesterol alto e repouso da pressão arterial, que são indicadores da obesidade, problemas cardiovasculares e outras doenças crônicas.

balança5 – Dê olho na balança. Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, e a prática de exercícios físicos regulares vão te ajudar a manter o peso ideal.

O sobrepeso e a obesidade, além de elevar os riscos de diabetes, derrame, hipertensão e apnéia, estão por trás de 30% dos casos de câncer, de acordo com dados levantados pela União Internacional de Combate ao Câncer (UICC).

pessoas stressada6 – Controle os nervos. Apesar de não ser considerado doença, o estresse pode favorecer o aparecimento de doenças psico-fisiológicas e, por isso, precisa ser observado e controlado.

“Quanto maior for o nível de estresse, maior será a deteriorização física e psicológica da pessoa”, mostra a psicóloga Sandra Leal Calais, da Unesp. O estresse também é fator de risco para os problemas do coração.

sorrindo7 – Sorria para a vida. Nada melhor do que o humor para combater os percalços que aparecem.

O bom humor pode manter as pessoas saudáveis e aumentar as chances de uma vida longa, segundo estudo recente da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Os participantes que eram mais bem humorados tinham o risco de morte reduzido em até duas vezes.

respire8 – Respire bem. Separar uns minutinhos para prestar atenção na respiração é a receita ideal para combater os desgastes mentais e físicos e, até a insônia, aumentando assim a sensação de bem-estar.

Um estudo da universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que apresentam sérias dificuldades para respirar durante o sono têm 50% a mais de chances de morrer antes que alguém da mesma idade que não sofre das mesmas condições.

pare de fumar

9 – Apague o cigarro. Um estudo da University College London, do Reino Unido, descobriu que a exposição à fumaça do cigarro dos outros pode aumentar em 50% os riscos de sofrimento psicológico.

Estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano, no Brasil, são decorrentes do tabagismo, responsável pelos riscos aumentados de câncer de pulmão, de boca e doenças cardiovasculares.

tirando foto

10 – Cultive bons amigos. Que o homem não é uma ilha você já sabe.

Conseguimos sentir de longe os benefícios que a convivência com pessoas queridas nos traz. Uma pesquisa recente da Universidade Brigham Young, nos EUA, descobriu que quem vive rodeado de amigos e vizinhos pode viver até 50% mais do que alguém que vive só.

sexo_11 – Sexo do bem. Ter uma vida sexual saudável também traz muitos benefícios à saúde. Um estudo realizado pela Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, sugere que fazer sexo com certa freqüência diminui os riscos de infarto fatal.

Ter uma vida sexual ativa contribui para melhorar o humor, relaxar o corpo, melhora o aspecto da pele, aliviar o estresse e a TPM.

eu me amo12 – Aprenda a gostar de você. Trabalhe o seu autoconhecimento e sua autoestima para viver melhor.

“O conceito que temos sobre nós mesmos é definidor de como nos colocamos e nos portamos na vida, define o valor que vamos dar a nossa pessoa, ao nosso trabalho, as nossas opiniões, as nossas vontades, e aos cuidados para o nosso corpo e nossa saúde. E isso faz toda a diferença.

Bom o papo ta interressante, mas vou ficando por aqui, pois o artigo ja esta bem extenso, me emploguei um pouco.  carinha feliz

Além das atitudes acima relacionadas, podemos também contar com a tecnologia pra cuidarmos de nossa saúde, afinal estamos no século XXI não é mesmo?

Existe um MÉTODO NATURAL Inovador e que é pra todos com resultados surpreendentes e comprovados para Saúde…. se lhe interessar conhecer >>> CLIQUE AQUI <<< ou na imagem abaixo:

logomarca como ganhar saúde

PS.: Se você ainda não faz parte de minha lista de contatos, insira seu melhor email em um dos formulários que estão em vários locais desse blog, inclusive abaixo desse artigo, ou CLIQUE AQUI e receba minhas atualizações, dicas e informações periodicamente, assim que forem postadas!

Sempre Preocupado Com a Sua Saúde e Bem Estar!

MEU ROSTO    minha assinatura azul1

Marco Adrião / Consultor de Saúde

PSS.: Gostaria de frizar que não sou UM PROFISSIONAL NA ÁREA DE SAÚDE, sou sim um estudioso do assunto e seguidor obstinado de vários especialistas renomados e reconhecidos. As informações contidas nesse artigo são de cunho informativo e com o objetivo de compartihar experiências e conteúdo que, apesar de escrever com minhas palavras, tem embazamento pois são provenientes de vídeos, livros e posts que vejo de profissionais.

PSSS.: Gostou? Deixe seu comentário, suas dúvidas, opinião, experiência no formulário abaixo para ajudar a enriquecer esse blog e levar a informação preciosa ao maior número de pessoas. ah!! Poderia também Clicar em “CURTIR” , “TWEETAR” e “COMPARTILAR”? e ajude a muitos, inclusive seus amigos e a quem ama. obrigado!

Gostou do Artigo? Então Compartilhe com os Amigos!

Olá, Aqui é Marco Adrião - Receba Minhas Dicas Periodicamente e Um PRESENTE!

Deixe uma resposta