Comer, Alimentar ou Nutrir?

           

Confesso que já tive muitas dúvidas com relação a o que é Comer, Alimentar e Nutrir… se é a mesma coisa e se não for, qual é a diferença? E penso que essas dúvidas povoam a mente de muita gente!

O fato é que o ato de “comer” deveria ter somente o objetivo de fornecer ao nosso organismo os “alimentos” para que ele pudesse se “nutrir” e garantir a sobrevivência bem como o funcionamento perfeito e saudável dependendo de nossas escolhas.

The cheerful company of youth eating a pizzaMas, o que se percebe desde os tempos remotos é que a comida foi enquadrada pelo ser humano como um dos prazeres da vida, tanto que junto com a bebida, é o principal ingrediente e atrativo de toda festa, sem comida, sem festa!

E esse é o principal motivo pela qual acabamos não só exagerando no consumo como não damos muita importância para qualidade e eficiência em função do gosto.

Vamos tentar “clarear” as coisas aqui nesse artigo e quem sabe com as informações que serão fornecidas poderemos olhar de uma forma um pouco diferente para os alimentos e a forma que comemos e poderemos assim então alcançar uma melhor NUTRIÇÃO para o nosso organismo?

COMER

Comer é na verdade tudo que “botamos pra dentro” , ou seja, qualquer porcaria que ingerimos seja por fome, por que deu vontade ou nos atraiu, estamos comendo, até terra, plástico, qualquer coisa que entra voluntariamente ou não é um ato de COMER!

ALIMENTAR

Alimentar – Aí já é diferente, é considerado uma Alimentação de verdade quando ingerimos algo que realmente contenha MUTRIENTES em sua composição e será importante para o nosso organismo.

alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais incluindo o crescimento, movimento, reprodução e manutenção da temperatura do corpo. (Origem: Wikipédia)

A quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter em equilíbrio o seu balanço.

As calorias ingeridas através dos alimentos devem ser suficientes para permitir o cumprimento das atividades de uma pessoa, bem como a manutenção da temperatura corporal.

As diferentes atividades determinam as diferentes exigências calóricas.

Alimentação regularA alimentação normal deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, além de harmoniosa em seus componentes e adequada à sua finalidade e ao organismo a que se destina. 

Alimentos são substâncias introduzidas no organismo visando promover o crescimento, a reparação dos tecidos, a produção de energia e o equilíbrio das diversas funções orgânicas.

Estes são de origem animal, vegetal e mineral. São classificados de acordo com suas propriedades físicas e químicas e sobre sua forma de atuação no nosso organismo.

NUTRIR ou ( Nutrição ). 

Nutrir ou Nutrição é o que o organismo obtém, “retira” dos alimentos e que são essenciais para sobrevivência e principalmente a saúde de nossas células, os nutrientes presentes nos alimentos, se forem de  qualidade, são o “alimentos” de nossas células, portanto, é de suma importância observamos o que estamos comendo ( alimentos ), pois, se forem “sem nutrição” o organismo descartará e ficará em deficiência nutritiva.

Nutrientes são substâncias químicas que compõem o alimento que é utilizado pelo organismo.

 São carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais.

Portanto, para se alimentar de forma a nutrir o organismo sem prejudicá-lo é preciso observar as leis da alimentação.

As pessoas cada vez mais tomam consciência dessa atitude: alimentar-se para nutrir o corpo.

Às vezes, um alimento comporta-se como um tóxico que não tem nada de nutritivo.

Um alimento é nutritivo quando colabora ou sustenta os processos de manutenção da vida.

Nutrir: É nessa etapa que ocorre nos processos de digestão, absorção, metabolismo e eliminação dos nutrientes. É um ato involuntário e ocorre apenas com a introdução do alimento no sistema digestivo.

É bom saber que os alimentos são complexos e precisam ser decompostos em elementos simples para depois serem reconstruídos nas formas que o organismo deseja.

prato saudavel

Espero que depois de tudo que foi exposto acima, já possa ter entendido melhor as diferenças básicas entre: Comer, Alimentar e Nutrir.

Vídeo Animado Esplana Muito Bem as Atitudes Que Devemos Ter – Chame as Crianças:

Vamos Agora Então Ver Alguns Passos Para lhe Ajudar a Promover Uma Alimentação Saudável:

  • Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras.

São ricas em  vitaminas, minerais e fibras. As vitaminas e  minerais colaboram na manutenção e no bom funcionamento do organismo. E as fibras regulam o funcionamento intestinal, dão sensação de saciedade, e podem atuar prevenindo várias doenças.

  • Coma feijão pelo menos 1 vez ao dia.

Varie os tipos de feijões usados e as formas de preparo. Use também outros tipos de leguminosas como soja, grão-de-bico, lentilha, etc. Coma feijão com arroz na proporção de 1 para 2. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde!

  • Reduza o consumo de sal.

Tire o saleiro da mesa. O sódio é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue (hipertensão), e outras doenças. Evite temperos prontos, alimentos enlatados e embutidos. Use ervas frescas para realçar o sabor. 

  • Reduza o consumo de alimentos gordurosos

Carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para no máximo 1 vez por semana. Prefira os alimentos cozidos ou assados, leite e iogurte desnatados e queijos brancos.

faça a escolha certa

  • Faça pelo menos 5 refeições por dia:

Café da manhã, almoço, jantar e os lanches! Não pule as refeições. Para lanche e sobremesa prefira frutas.

  • Consuma com moderação alimentos ricos em açúcar.

Cuidado com doces, pães, bolos, refrigerantes e biscoitos. Prefira os cereais integrais.  

  • Aprecie sua refeição e coma devagar.

Faça de sua refeição um ponto de encontro com a família. Não se alimente assistindo TV ou lendo livros e revistas. Reserve um tempo do seu dia para as refeições fazendo delas, momentos de muito prazer! 

  • Beba água!

Muita água! 60 a 70% do nosso corpo é formado por água! Portanto, beba em média 2 litros de água (6-8 copos) por dia. Consuma com moderação bebidas alcoólicas e refrigerantes. 1ml de álcool fornece 7kcal!! Prefira sucos de fruta fresca ou polpa congelada.

Fazer uma boa escolha para o que Comer, fazendo uma boa Alimentação e alcançar uma ótima Nutrição não é tarefa fácil hoje em dia.

Vídeo dá Algumas Dicas de Alimentos Naturais, Veja e Comprove!

Os alimentos estão geneticamente modificados, estão com muitas toxinas devido a agrotóxicos e adubos químicos; o solo está a cada dia mais pobre devido a grande demanda e plantação ostensiva e com isso estão nascendo plantas que produzem frutas, verduras, legumes, grãos e cereais fracos nutricionalmente.

E pra piorar a situação no caso das frutas, legumes e verduras que pra terem um alto valor nutritivo deveriam ser consumidos frescos, esses ficam armazenados em depósitos, caixas, e até mesmo em nossas casas e até chegarem à mesa já perderam quase todo, ou senão todos os nutrientes .

Muitas vezes são colhidos ainda verdes e é adicionado a eles conservantes que fazem muito mal à nossa saúde!

É difícil escapar dessa verdadeira “cilada” nos dias modernos, uma sugestão pra melhorar a nutrição seriam os suplementos nutricionais, agora, com relação as toxinas fatalmente presentes em nossos alimentos eu indico a TECNOLOGIA.

…Conheço uma forma simples mas, comprovadamente eficiente para se combater os radicais livres, acidez e muitos outros em nosso organismo em favor da saúde e contra as doenças! 

A boa notícia é que podemos também contar com a tecnologia pra cuidarmos de nossa saúde, afinal estamos no século XXI não é mesmo?

Existe um MÉTODO NATURAL Inovador e que é pra todos com resultados surpreendentes e comprovados para Saúde…. se lhe interessar conhecer >>> CLIQUE AQUI <<< ou na imagem abaixo:

logomarca como ganhar saúde

PS.: Se você ainda não faz parte de minha lista de contatos, insira seu melhor email em um dos formulários que estão em vários locais desse blog, inclusive abaixo desse artigo, ou CLIQUE AQUI e receba minhas atualizações, dicas e informações periodicamente, assim que forem postadas!

Sempre Preocupado Com a Sua Saúde e Bem Estar!

MEU ROSTO    minha assinatura azul1

Marco Adrião / Consultor de Saúde

PSS.: Gostaria de frizar que não sou UM PROFISSIONAL NA ÁREA DE SAÚDE, sou sim um estudioso do assunto e seguidor obstinado de vários especialistas renomados e reconhecidos. As informações contidas nesse artigo são de cunho informativo e com o objetivo de compartihar experiências e conteúdo que, apesar de escrever com minhas palavras, tem embazamento pois são provenientes de vídeos, livros e posts que vejo de profissionais.

PSSS.: Gostou? Deixe seu comentário, suas dúvidas, opinião, experiência no formulário abaixo para ajudar a enriquecer esse blog e levar a informação preciosa ao maior número de pessoas. ah!! Poderia também Clicar em “CURTIR” , “TWEETAR” e “COMPARTILAR”? e ajude a muitos, inclusive seus amigos e a quem ama. obrigado!

Gostou do Artigo? Então Compartilhe com os Amigos!

Olá, Aqui é Marco Adrião - Receba Minhas Dicas Periodicamente e Um PRESENTE!

2 Comentários

  1. Ionara

    Gostei muito do seu blog, também sou seguidora do Dr. Lair Ribeiro, gostaria de ver algo relacionado à aloe vera como nutrição funcional. Se você puder ver com seus mestres e fazer um post ficarei e meus seguidores muito felizes. Que Deus o abençoe sempre, obrigada.

    • Obrigado Ionara… pelo comentário, prazer ter você aqui!
      Pode deixar que vou pesquisar sobre o assunto e assim que tiver coisa boa posto aqui, ok?
      Grande abraço.

Deixe uma resposta