Adoçantes Fazem Mal à Saúde? Grande Polêmica!

diferentes-tipos-de-adocantes-e-qual-a-melhor-opcaoOs adoçantes tiveram sua origem com objetivo de substituir o açúcar para pessoas com alguma doença relativa a isso, como o diabetes por exemplo.

Mas, passaram a ser usados cada vez com mais frequência pela população em geral, mesmo os que não apresentam nenhum tipo de doença… por dois motivos: Por que acham o adoçante mais saudável ou por regime (controle de peso).

A promessa de um sabor docinho e sem nenhuma caloria realmente é cativante.

Só que, apesar de serem considerados seguros pelos órgãos reguladores de países como Brasil e EUA, a toxicidade e os riscos desses produtos continuam causando polêmica e dividem a comunidade médica e científica.

“Nem todos os adoçantes são menos calóricos do que o açúcar, portanto não dá para ir usando indiscriminadamente com a ilusão de que você vai emagrecer.”

Vídeo Explica Sobre Adoçantes e Que Pode Engordar:

O açúcar mascavo, mel, ou até açúcar cristal, ao invés do refinado, são alternativas que não devem ser desprezadas, já que são mais naturais”

Mas, afinal o adoçante faz ou não mal a saúde?

Depende de qual adoçante, depende da quantidade utilizada e depende de quem vai utilizar.

Temos no mercado diversos tipos de adoçantes: aspartame, sucralose, ciclamato de sódio, frutose.

stéviaOs adoçantes considerados mais prejudiciais são o aspartame, acessulfame, sacarina, ciclamato, e os mais indicados são o sucralose e o stévia. Eu particularmente só confio um pouco no stévia, mas porém ele puro tem um gosto meio amargo.

Os adoçantes com ciclamato de sódio, por exemplo, não devem ser utilizados por pessoas hipertensas, devido à presença de sódio.

Muitos hipertensos nem imaginam isso. Eles restringem o sal da alimentação, mas continuam adoçando todas as bebidas com esse tipo de adoçante.

cuidado c aspartameJá o aspartame é o mais polêmico e, sim, existem estudos que demonstram que um consumo abusivo desse tipo de adoçante aumenta os riscos de desenvolvimento de algumas doenças.

Muitos profissionais afirmam que o aspartame pode provocar câncer e principalmente o Alzheimer.

A frutose, por sua vez, começou a ser usada pelos diabéticos quando descobriu-se que essa substância não necessitava de insulina para ser metabolizada (o diabéticos não produz insulina).

Outros benefícios da frutose para diabéticos são: absorção mais lenta em relação à glicose e aumentos mínimos e transitórios da glicemia após a absorção.

A sucralose, um adoçante derivado da cana de açúcar, que pode ser utilizado não só por pessoas que desejam diminuir o consumo de açúcar para controlar a ingestão de calorias, mas também por gestantes e diabéticos.

Entre os adoçantes, é o que possui sabor mais próximo do açúcar. “Só não é indicado para pacientes com desordens tireoidianas, por ter em sua composição o cloro.”

A sucralose foi lançada no mercado há poucos anos e pode ser considerada uma boa alternativa entre os adoçantes.

Vale lembrar entretanto que, por ser um produto novo, não existem tantos estudos a seu respeito como existem dos outros adoçantes.

adoçando caféModeração, sem dúvida é uma atitude de bom senso a se tomar, outra coisa é  não acostumar o seu paladar ao sabor doce. Por que não consumir um suco de frutas sem adoçar?

A própria fruta já pode ser bem docinha… Com certeza esta é a melhor opção!

…Conheço uma forma simples mas, comprovadamente eficiente para se combater os radicais livres, acidez, controlar a glicose e muitos outros em nosso organismo em favor da saúde e contra as doenças! 

A boa notícia é que podemos também contar com a tecnologia pra cuidarmos de nossa saúde, afinal estamos no século XXI não é mesmo?

Existe um MÉTODO NATURAL Inovador e que é pra todos com resultados surpreendentes e comprovados para Saúde…. se lhe interessar conhecer >>> CLIQUE AQUI <<< ou na imagem abaixo:

logomarca como ganhar saúde

PS.: Se você ainda não faz parte de minha lista de contatos, insira seu melhor email em um dos formulários que estão em vários locais desse blog, inclusive abaixo desse artigo, ou CLIQUE AQUI e receba minhas atualizações, dicas e informações periodicamente, assim que forem postadas!

Sempre Preocupado Com a Sua Saúde e Bem Estar!

MEU ROSTO    minha assinatura azul1

Marco Adrião / Consultor de Saúde

PSS.: Gostaria de frizar que não sou UM PROFISSIONAL NA ÁREA DE SAÚDE, sou sim um estudioso do assunto e seguidor obstinado de vários especialistas renomados e reconhecidos. As informações contidas nesse artigo são de cunho informativo e com o objetivo de compartihar experiências e conteúdo que, apesar de escrever com minhas palavras, tem embazamento pois são provenientes de vídeos, livros e posts que vejo de profissionais.

PSSS.: Gostou? Deixe seu comentário, suas dúvidas, opinião, experiência no formulário abaixo para ajudar a enriquecer esse blog e levar a informação preciosa ao maior número de pessoas. ah!! Poderia também Clicar em “CURTIR” , “TWEETAR” e “COMPARTILAR”? e ajude a muitos, inclusive seus amigos e a quem ama. obrigado!

Gostou do Artigo? Então Compartilhe com os Amigos!

Olá, Aqui é Marco Adrião - Receba Minhas Dicas Periodicamente e Um PRESENTE!

Deixe uma resposta